31/05/2023 16:40

38 anos: Defesa dos empregados e investimentos marcam atuação da Apcef/MS

capa-38anos-apcef.jpg

Nesta quinta-feira, dia 1º de junho, a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul (Apcef/MS) completa 38 anos de fundação. Em quase quatro décadas de história, a entidade tem sido atuante na promoção do bem-estar dos empregados da Caixa e na defesa dos interesses da categoria e da Caixa pública e social.

Junto com outras entidades representativas, a Apcef/MS participou de movimentos históricos de conquista de direitos para os empregados, como a luta pela jornada de seis horas e o direito à sindicalização.

“Essa é uma data muito significativa para todos os associados. Ter uma associação que representa e defende os empregados da Caixa é uma vitória coletiva, que deve ser celebrada com muito orgulho por todos nós”, afirma o presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia.

interna1-38anos-apcef.jpg

Nos últimos anos, a Apcef/MS trabalhou junto com a Fenae e demais entidades para derrubar a CGPAR 23, que interferia no Saúde Caixa e outros direitos conquistados pelos empregados da Caixa, além de denunciar os ataques ao banco público e os prejuízos da privatização – que foi iniciada com a venda de subsidiárias da Caixa no governo anterior - para Mato Grosso do Sul.

Durante a pandemia, um dos momentos mais críticos para os empregados da Caixa, a associação participou de movimentos e articulações pela vacinação contra a Covid-19 e também denunciou medidas de desrespeito à categoria, como o aumento das metas

interna2-38anos-apcef.jpg

Investimentos

Com planejamento financeiro, a atual diretoria da Apcef/MS tem realizado uma série de investimentos nos clubes de Campo Grande e Dourados e no pesqueiro de Aquidauana para garantir mais segurança e conforto aos associados.

Em Campo Grande, a obra do novo salão de festas está na fase final. Com salas, cozinha, churrasqueira, palco, banheiros e um salão de festas com 366 m², a construção é realizada com recursos da Apcef/MS e da Fenae.

O espaço terá capacidade para, aproximadamente, 300 pessoas e poderá ser usado para eventos e reuniões. Quando não for utilizado pelos associados, o local também poderá ser alugado para gerar receita para a associação.

interna3-38anos-apcef.jpg

Outra melhoria foi a reforma da piscina semiolímpica, com a troca do revestimento da borda da piscina, que recebeu o piso antiderrapante, substituição de parte do revestimento interno e pintura do entorno. 

Na sede campestre, também foram realizadas a troca do gramado de um dos campos de futebol, com correção do solo e nivelamento, e a reforma do gramado do campo principal, com adubação orgânica e novo nivelamento.

Foi realizada ainda a construção da mureta de proteção e a troca da areia da quadra de vôlei de areia e do campo de futebol de areia.

interna4-38anos-apcef.jpg

Na subsede de Dourados, o campo de futebol recebeu estrutura de iluminação, ampliando o horário de uso para os associados. O cômodo que fica anexo ao salão de festas também foi reformado para abrigar um apartamento para hospedagem.

Em Aquidauana, foi realizada a reforma do descedor de barco e alteração de lugar para melhorar a inclinação e o acesso ao rio, além da construção de um novo tablado de pesca.

Esporte, cultura e lazer

Com a vacinação contra a Covid, a Apcef/MS retomou os eventos culturais e esportivos no ano passado. Entre as ações realizadas está a promoção de atividades recreativas em alusão ao Dia das Crianças, a troca de figurinhas do álbum da Copa do Qatar, a etapa estadual do Talentos Fenae e a recreação de Carnaval.

interna5-38anos-apcef.jpg

Os associados também participaram do Campeonato de Futebol da Apcef/MS e dos Jogos Regionais do Centro-Oeste. A Apcef/MS promoveu ainda um momento de integração com os novos empregados da Caixa e uma festa em comemoração aos 52 anos da Fenae.

interna6-38anos-apcef.jpg

Além de todas essas ações, quem é associado da Apcef/MS também pode aproveitar a hospedagem nas 27 associações do país, cursos para ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional, descontos com parceiros conveniados, e ainda apoiar a luta pelos direitos dos empregados da Caixa.

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação da Apcef/MS

Compartilhe