Música boa e emoção marcam Seletiva Estadual e premiação dos finalistas de MS do Talentos Fenae
Música boa, emoção e premiação em família marcaram a Seletiva Estadual de Música do Talentos Fenae e a definição dos finalistas de MS de Artes Plásticas, Artes Visuais e Literatura. O evento foi realizado nessa terça-feira, dia 6, e reuniu associados, familiares e amigos no Blues Bar, em Campo Grande.
No palco, o empregado da Caixa e associado da Apcef/MS, Vinícius Bueno, soltou a voz e conquistou o primeiro lugar na categoria Interpretação, com a música “Vem quente que eu estou fervendo”, de Erasmo Carlos.
“É a primeira vez que participo do Talentos Fenae. Nesse período pós-pandemia, os colegas incentivaram e foi muito legal participar celebrando o som. A Caixa é uma empresa grande e tem muito talento escondido, tem o pessoal que faz fotografia, filme, música”, contou Vinícius que também levou o troféu de segundo lugar com a sua composição “Dizer Não”.
O primeiro lugar da categoria Composição ficou com Felipe Monteiro, que fez o público refletir e se divertir com a música “Tique e TOC”. “Eu quis jogar com as palavras do Tik Tok, o aplicativo, com o TOC [transtorno obsessivo-compulsivo], que é a doença. A gente vê que o pessoal tá muito nisso, no celular, no aplicativo, no Facebook, etc. Então quis fazer uma crítica, uma sátira sobre isso”.
O empregado da Caixa fez aulas de canto para se apresentar na Seletiva Estadual. Nesta edição de 2022, Felipe também foi premiado nas modalidades Filme (2º lugar), com “Lembre de Mim”, e Desenho Infantil (3º lugar), com o desenho “Animais”, da filha Manuela Marin Mendes.
A Seletiva contou ainda com a apresentação do empregado da Caixa, Maurílio Gomes de Jesus, que ficou em segundo lugar com a interpretação da música “Milhões de Estrelas”, de Almir Sater e Paulo Simões.
Os participantes foram avaliados pelos jurados Attila Gomes (cantor e percussionista), Fábio Munhoz (músico instrumentista, compositor e produtor musical) e Marcos Mendes (cantor, compositor e produtor musical).
No evento, o presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia, destacou a importância do concurso cultural, que foi realizado mesmo no período de pandemia. “Ano passado esse evento foi virtual. A Fenae e as Apcefs incentivaram a arte mesmo no momento de pandemia e, agora, é muito bom voltar para o presencial. A arte seja escrita, cantada, expressada de qualquer forma é muito importante. Agradeço a todos que participaram desse evento, que produziram as obras e que prestigiaram o talento dos colegas”.
“Além de ser especial por ser a volta do presencial depois da pandemia, esse evento representa a valorização dos talentos da Caixa, não somos apenas bancários, somos artistas, poetas, diretores de filme, fotógrafos, músicos, intérpretes, compositores. E esse ano foi muito interessante porque tivemos vários colegas que participaram pela primeira vez, que mostraram outras habilidades, outros talentos, que agora podem ser reconhecidos”, avaliou a diretora social e cultural da Apcef/MS, Marileda Ourives de Souza.
Premiação em família
O associado da Apcef/MS, Márcio Reis, voltou para casa com uma coleção de troféus. A família cheia de talentos emocionou o público e mostrou que a arte também faz a alegria das crianças.
A filha, Letícia Rocha, ficou em primeiro lugar na categoria Artes Visuais - Desenho Infantil, com “Forest Fairy” e o filho José Pedro, ficou em segundo lugar com “Carro dos Sonhos”.
“Esse momento que a Fenae e a Apcef nos proporcionam é maravilhoso, porque os olhos deles brilham quando sobem no palco e são premiados. É maravilhoso. E a etapa nacional é muito boa, não tem como descrever. Eu participo para levá-los e incentivá-los a mergulhar nesse mundo da arte”, comentou Márcio Reis.
O empregado da Caixa, que é arquiteto, ainda foi premiado em outras modalidades: 1º lugar em Filme, com Estenda a Mão; 2º lugar em Foto, com Momento de Agitação; e 3º lugar em Contos e Crônicas, com Incoerências.
“Até fiquei admirado com Contos e Crônicas, porque foi mais que um desabafo, é um sentimento que eu coloquei para fora. E não estava nem terminado o texto e consegui o terceiro lugar e isso me deixou muito satisfeito”, comemorou.
A criatividade com as palavras também trouxe troféu para Paulo Roberto, que ficou em primeiro lugar em Contos e Crônicas, com O Chiru, e em segundo lugar, com Tarde em Alcinópolis.
“O Talentos Fenae é sensacional, motiva a gente. Cada vez que você participa é uma emoção nova. A crônica “O Chiru” foi uma forma de mostrar a realidade dos guarani-kaiowá e é legal que ela vá para o nacional porque, de alguma maneira, a gente contribui para que as pessoas conheçam a cultura dos guarani-kaiowá e também a situação que eles vivem em Mato Grosso do Sul”, contou Paulo Roberto.
Os primeiros colocados de cada modalidade irão representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional, que será realizada entre os dias 1º e 4 de fevereiro de 2023, em Aracaju (SE).
#####CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS FOTOS DA SELETIVA######
Confira os resultados:
Música - Composição
1º lugar: Tique e TOC - FELIPE MONTEIRO MENDES
2º lugar: Dizer Não – VINÍCIUS BUENO LUIZ
Música – Interpretação
1º lugar: Vem quente que eu estou fervendo - VINÍCIUS BUENO LUIZ
2º lugar: Milhões de Estrelas – MAURÍLIO GOMES DE JESUS
Artes Visuais - Foto
1º lugar: Fim de Tarde - Lençóis Maranhense - HUMBERTO HITOSHI LIMA HINOUE
2º lugar: Momento de Agitação - MARCIO REIS DA ROCHA VALERIO
3º lugar: Luz ao final - PAULO SERGIO SOUZA AZEVEDO
Artes Visuais – Filme
1º lugar: Estenda a mão - MARCIO REIS DA ROCHA VALERIO
2º lugar: Lembre de Mim - FELIPE MONTEIRO MENDES
3º lugar: Viva a Vida - HUMBERTO HITOSHI LIMA HINOUE
Artes Plásticas – Desenho Infantil
1º lugar: Forest Fairy - Letícia Rocha Cury Valério/MARCIO REIS DA ROCHA VALERIO
2º lugar: Carro dos Sonhos - José Pedro Cury Valério/MARCIO REIS DA ROCHA VALERIO
3º lugar: Animais - Manuela Marin Mendes/FELIPE MONTEIRO MENDES
Artes Plásticas – Desenho e Pintura
1º lugar: Moinho Antigo - PAULO SERGIO SOUZA AZEVEDO
2º lugar: Ted - ALICE TEREZINHA ZORNITTA
3º lugar: Cabana abandonada - PAULO SERGIO SOUZA AZEVEDO
Literatura – Contos e Crônicas
1º lugar: O Chiru - PAULO ROBERTO ALVES MOREIRA DA CONCEICAO
2º lugar: Tarde em Alcinópolis - PAULO ROBERTO ALVES MOREIRA DA CONCEICAO
3º lugar: Incoerências - MARCIO REIS DA ROCHA VALERIO
Literatura - Poesia
1º lugar: Gotas de orvalho - PAULO SERGIO SOUZA AZEVEDO
2º lugar: Anjo Moreno - CLAUDIONOR ARANDA
3º lugar: Artes belas - PAULO SERGIO SOUZA AZEVEDO
Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação da Apcef-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação