26/05/2020 18:41

Com olhar diferenciado sobre o cotidiano, associados da Apcef/MS usam criatividade na produção de Fotos e Vídeos

capa-foto-video-interna.jpg

Com um olhar diferenciado sobre o cotidiano, Dyego Toshio e Felipe Monteiro buscam sair da rotina explorando as habilidades com fotografia e edição de vídeos, respectivamente. Eles foram campeões da etapa estadual do Talentos Fenae/Apcef no ano passado.

A câmera fotográfica é a companheira de todas as horas do associado da Apcef/MS, Dyego Toshio Augusto, há pelo menos sete anos. “Comecei brincando, fiz alguns cursos, inclusive na Rede do Conhecimento e na Kodak também. Aí se tornou um hobby. É uma maneira que a gente encontra de escape, saber mais sobre os equipamentos e sobre luz é uma distração”, conta o empregado que completa 10 anos de atuação na Caixa em agosto deste ano.

interna-dyego.jpg interna-dyego1.jpg

Ele foi o campeão na categoria Imagem/Foto, com a obra intitulada “Natureza Invertida”. Foi a segunda vitória estadual consecutiva e a terceira participação no Talentos Fenae/Apcef. “Gosto muito da Apcef, da Fenae, e de qualquer organização que tenha o interesse de juntar pessoas e que tem esse senso de coletividade. Os eventos são sempre muito legais, temos a oportunidade de conhecer outros colegas, falar menos de banco e mais sobre arte. É fantástico”.

Na etapa nacional, a fotografia de Dyego ficou exposta em uma galeria que foi montada pela organização do Talentos Fenae/Apcef. Para o bancário, além da valorização do talento, o evento é uma oportunidade de conhecer melhor os colegas de trabalho e os empregados de outros Estados.

“Estamos caminhando para um individualismo meio maluco e as pessoas esquecem de olhar para o lado e ver que tem colegas dentro da Caixa que estão passando pelas mesmas situações. Temos que estar cada vez mais juntos, descobrir que tem alguém que gosta das mesmas coisas que a gente, estar mais antenado e participativo em todos os eventos e competições”, avalia Dyego.

Lista de talentos

Usando a técnica Stop Motion e peças de Lego, o bancário Felipe Monteiro conquistou dois prêmios na categoria Filme na etapa estadual do Talentos Fenae/Apcef 2019. Ficou com o 1º lugar com “X Star Men” e o 2º lugar com “O Barquinho do Amor”.

O associado da Apcef/MS utilizou a experiência com a edição de áudio para descobrir diferentes formas de contar histórias com os vídeos. “Os programas que instalei no computador são parecidos com os que já conhecia para gravar música, aí com o tempo fui mexendo e aprendendo a editar. Deu certo e virou um hobby”, conta.

interna-felipe1.jpg interna-felipe2.jpg

Com sete anos de atuação na Caixa, Felipe acumula uma lista de talentos e prêmios. Em 2018, também foi destaque nas categorias Filme e Interpretação (Música).

No ano passado, foi novamente classificado para a etapa nacional nas categorias Filme e Música, com Interpretação e Composição, como integrante da banda The Showerpiece, criada especificamente para o Talento Fenae/Apcef.  O empregado da Caixa também ficou em 3º lugar na categoria Desenho Infantil, com a obra “Família”, produzida pela filha Manuela Marim Mendes.

“Para este ano também estou preparando muita coisa legal. Estou editando um vídeo, vou participar da categoria Música com a banda, tem o desenho da minha filha e vou arriscar a desenhar também”, revela com muito entusiasmo e expectativa.

Felipe não hesita em explorar todas possibilidades porque acredita que o Talentos Fenae/Apcef e outros eventos, como os esportivos, contribuem para o desenvolvimento de habilidades e para a qualidade de vida dos empregados da Caixa.

“Dentro da Caixa tem pessoas de todo tipo, gente que gosta de correr, de jogar futebol, de música, de escrever, de desenhar. E esses eventos dão um ânimo a mais, a gente não fica só trabalhando. E é muito legal ainda ter o prêmio e você ser reconhecido, isso faz a gente querer melhorar, produzir, aprender, desenvolver nosso talento”, avalia.

O presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia, também ressalta a importância da participação dos empregados da Caixa em eventos como o Talentos Fenae/Apcef. “Sabemos que o dia a dia do bancário não é fácil e este tipo de iniciativa proporciona experiências lúdicas que ajudam a aliviar toda essa tensão do nosso trabalho. Qualquer pessoa pode participar, para descobrir um talento ou mesmo interagir com os colegas da Caixa”.

interna-jadir.jpg interna-apoio.jpg

Talentos Fenae/Apcef 2020

Quem ainda não produziu sua obra para participar do Talentos Fenae/Apcef 2020 ganhou mais tempo para não ficar de fora do concurso cultural. As inscrições, que seriam encerradas no dia 31 de maio, foram prorrogadas até 21 de junho. A inscrição é feita pelo próprio site do Talentos Fenae/Apcef: www.fenae.org.br/talentos.

São quatro categorias e oito modalidades: Foto e filme, Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho infantil), Literatura (Contos/Crônicas e Poesia) e Música (Composição e Interpretação). Cada participante pode inscrever até duas obras por modalidade.

Qualquer empregado Caixa (ativo ou aposentado) que possua cadastro no Mundo Caixa pode inscrever obras próprias no concurso. Porém, apenas os empregados Caixa associados às Apcefs podem concorrer aos prêmios.

Leia também:

Talentos Fenae/Apcef: habilidade com Artes Visuais pode ser revelada em qualquer idade

Da agência para o palco: Empregados da Caixa em MS formam banda para participar do Talentos Fenae/Apcef

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação da Apcef/MS

 

Compartilhe