21/05/2020 11:31

Da agência para o palco: Empregados da Caixa em MS formam banda para participar do Talentos Fenae/Apcef

CAPA-MUSICA-interna.jpg

Todo bancário sabe que a rotina na agência é cheia de desafios, especialmente no momento atual em que a pandemia do coronavírus está levando milhares de brasileiros para as unidades da Caixa Econômica Federal por conta do auxílio emergencial. Mas, mesmo antes dessa situação, um grupo de empregados da Caixa em Mato Grosso do Sul já havia encontrado uma forma de amenizar as tensões do dia a dia.

Apaixonados pela música, os associados da Apcef/MS, Haroldo, Fabiano e Felipe, criaram a Banda The Showerpiece para participarem do Talentos Fenae/Apcef em 2019. Eles trabalham na mesma agência em Dourados (MS). A iniciativa rendeu dois prêmios na etapa estadual, com 1º lugar nas categorias Composição e Interpretação.

haroldo-1.jpg BANDA.jpg

Na Composição, a música “Energia da Alma” é assinada por Haroldo Ambrósio. Bancário da Caixa há 7 anos, ele conta que foi a primeira vez que participou do concurso cultural e ficou surpreso com a experiência.

“Não esperava esse resultado. E lá em Florianópolis [na etapa nacional] também foi uma emoção muito grande. Tocar para todas aquelas pessoas e jurados, com toda organização e estrutura, foi muito melhor do que eu imaginava que seria o Talentos Fenae, um momento inexplicável”, lembra o associado.

Com músicos profissionais na família, ele sempre teve contato com gente talentosa, mas foi o concurso promovido pela Fenae, em parceria com as Apcefs, e o incentivo dos amigos de agência que fez o bancário sair dos bastidores e se arriscar no meio artístico.

“Esses eventos são grandes oportunidades. A vida perde um pouco o sentido se você só trabalha. A gente pode descobrir que consegue fazer uma música, uma poesia, uma foto, um filme. E no final, você se sente até um artista”, comenta Haroldo.

Na Interpretação, o 1º lugar na etapa estadual ficou com outro integrante da banda, Fabiano Nascimento de Souza, com a música “Rock’n Roll All Nite – Kiss”. Também estreante no Talentos Fenae/Apcef, o empregado da Caixa conta que o evento é algo totalmente diferente do dia a dia na agência e que a experiência foi muito gratificante.

“É muito bacana a gente ter uma associação, uma federação, que proporciona para nós esse tipo de atividade fora do trabalho. A sensação de tocar no palco, estar ao lado do pessoal da agência e ver nossos familiares que nos assistiram na apresentação em Campo Grande foi muito legal”, conta Fabiano.

O associado da Apcef/MS também ficou impressionado com a estrutura e a organização da etapa nacional, em Florianópolis, e incentiva os empregados da Caixa a se arriscarem no mundo da arte. “Tem que se inscrever, mesmo que não classifique. Ainda mais agora com essa questão da pandemia, a arte sempre vem para dar um pouco mais de leveza para nossa vida. É bom participar, porque você está mostrando um pouco da sua arte, um pouco do que você é. Sem falar que é muito legal essa confraternização entre todos os empregados da Caixa”.

FELIPE.jpg  fabiano.jpg

O grande responsável pela descoberta desses talentos é o Felipe Monteiro, que trabalha na mesma agência e também contribuiu para os processos de Composição e Interpretação. Com habilidades para produção e edição de música e para tocar instrumentos como guitarra, baixo e violão desde a infância, o músico fez o convite que transformou a amizade dentro da agência em uma banda cheia de prêmios.

Ele conta que a banda está se preparando para o Talentos Fenae/Apcef 2020. “Já escolhemos as músicas e estamos gravando para fazer a inscrição até o final do mês. E agora na etapa estadual vai ter o vídeo por causa da pandemia. Também estamos preparando essa parte”.

Felipe é um bancário com múltiplos talentos, também foi destaque na categoria Filme e sua filha Manuela na categoria Desenho Infantil na etapa estadual do Talentos Fenae/Apcef 2019.

No ano passado, 75 obras dos empregados da Caixa em Mato Grosso do Sul foram inscritas no Talentos Fenae/Apcef, sendo oito na categoria Música. Além de Haroldo, Fabiano e Felipe, na edição de 2019, se inscreveram os empregados da Caixa em MS: Leandro Aparecido da Silva, Rafael de Melo Correa, Maurilio Gomes de Jesus e Laudice da Silva Medeiros.

participantes-interna.jpg

Inscreva-se

A edição 2020 do Talentos Fenae/Apcef traz o slogan “Quem acredita na arte, vem”. O prazo para inscrições termina no dia 31 de maio. A inscrição é feita pelo próprio site do Talentos Fenae/Apcef: www.fenae.org.br/talentos.

São quatro categorias e oito modalidades: Foto e filme, Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho infantil), Literatura (Contos/Crônicas e Poesia) e Música (Composição e Interpretação). Cada participante pode inscrever até duas obras por modalidade.

Qualquer empregado Caixa (ativo ou aposentado) que possua cadastro no Mundo Caixa pode inscrever obras próprias no concurso. Porém, apenas os empregados Caixa associados às Apcefs podem concorrer aos prêmios.

A etapa estadual ocorrerá de 22 de junho a 10 de setembro.  Nesse período, as obras inscritas serão avaliadas pelo júri popular (22/06 a 24/07) e júri técnico das categorias Foto & Filme, Artes Visuais e Literatura (15/06 a 31/07). 

Na categoria música, os participantes deverão disponibilizar os vídeos para avaliação técnica no período de 1 a 16 de agosto. As obras serão avaliadas de 20/08 a 13/09. O cronograma, para os participantes se preparem para apresentação virtual, será divulgado até com 15 dias de antecedência. 

Leia também: Talentos Fenae/Apcef: habilidade com Artes Visuais pode ser revelada em qualquer idade

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação da Apcef/MS

Compartilhe