19/06/2020 21:06

Fundação da Apcef/MS: O início de uma história de trabalho e valorização dos empregados da Caixa em MS

capa_apcef_fundacao.jpg

Para celebrar os 35 anos de fundação, a Apcef/MS apresenta uma série de reportagens que resgata momentos e conquistas históricas com base no depoimento dos ex-presidentes da entidade e de quem participou do processo de fundação da associação.

Na primeira reportagem, o aposentado Cícero Silvério Alves Gusman lembra como foi a fundação da associação em Mato Grosso do Sul. Com a divisão do Estado em 1977, a Caixa Econômica Federal transferiu funcionários do Mato Grosso para estruturar os trabalhos na mais nova capital: Campo Grande (MS).

interna_inicio1.jpg interna_inicio2.jpg

O gerente Cícero Gusman era um desses funcionários. Ele era vice-presidente da Apcef de Cuiabá (MT) e coordenou um grupo de trabalho para criação de um espaço de lazer para os bancários da Caixa em território sul-mato-grossense. Naquela época, entre os anos de 1981 e 1983, a Apcef era considerada um anexo da unidade de Cuiabá.

“O terreno foi doado pela própria Caixa e nós fizemos as primeiras instalações no local como as piscinas, a caixa d’água e o campo de futebol”, recorda o aposentado que foi o administrador da sede campestre da Apcef/MS durante um ano e meio.

INTERNA2.jpg INTERNA5.jpg

Para a criação da associação sul-mato-grossense, as primeiras eleições foram realizadas em 1984. “A votação foi feita em uma antiga regional da Caixa, que ficava na Rua 13 de maio. Os funcionários iam até lá para votar porque era longe para o pessoal ir até o clube”, conta Cícero.

A presidente eleita foi a Azize Azarour (in memoriam) e a fundação da Apcef/MS ocorreu no dia 1º de junho de 1985, em uma cerimônia realizada no clube de campo da associação.

Cícero também participou da fundação da AEA/MS (Associação dos Economiários Aposentados e Pensionistas do MS) e foi o segundo presidente da entidade. Sempre participou dos eventos nacionais de luta pelos direitos dos empregados da Caixa e também destaca a importância das associações para o lazer da categoria.

interna_cicero2.jpg interna_cicero.jpg

“Na Caixa, a gente sempre trabalhou muito e é muito bom nas horas de lazer, você bater um papo com um colega, principalmente porque em Campo Grande não tem quase diversão para os jovens, para as crianças e para toda a família. Isso para mim tem muito valor”, avalia.

Para o aposentado, os 35 anos da Apcef/MS são motivo de orgulho e satisfação. “Nós tivemos percalços durante a história da associação, mas o pessoal soube trabalhar para transformar nessa grandeza que a entidade é hoje. Tenho orgulho de participar desta história e espero que meus colegas consigam melhorar sempre essa estrutura que deixamos para eles porque ali tem trabalho de muitos colegas”, finaliza o aposentado.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DOS PRIMEIROS ANOS DE FUNDAÇÃO DA APCEF

Ajude a Apcef/MS a contar essa história

Os empregados e aposentados da Caixa Econômica Federal podem ajudar a contar história da Apcef/MS enviando fotos e registros históricos. Haverá sorteio de brindes para os participantes. O material será publicado nas redes sociais e no site da associação.

A associação convida a todos a fazerem comentários sobre as fotos postadas nas matérias com informações sobre as pessoas e eventos da época. E se tiver alguma foto do período resgatado, também pode compartilhar com a Apcef.

Clique aqui para saber como participar.

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação da Apcef/MS

Compartilhe