19/10/2020 11:25

Talentos divulga vencedores da etapa estadual da categoria Literatura

capa-literatura.png

Poesia, música, interação e diversão marcaram a live do Talentos Fenae/Apcef 2020 na noite do último domingo (18). Durante a transmissão, foram divulgados os finalistas da categoria Literatura, nas modalidades Contos e Crônicas e Poesia. O evento é realizado no formato virtual em razão da pandemia do coronavírus.

Na abertura, o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, falou sobre o livro “Tijolo por Tijolo: meio século de história do pessoal da Caixa”, que faz um resgate histórico dos 48 anos da Fenae e foi lançado em janeiro deste ano.

“É um resgate muito importante para que a gente veja que já passamos por momentos difíceis como esse que nós estamos enfrentando e que nós superamos. Na verdade, conta não é só a história de uma entidade, é a história dos empregados da Caixa, é a história das associações de pessoal da Caixa nesses 48 anos, na defesa dos direitos dos empregados e na defesa da democracia no país”

Na categoria Literatura, foram inscritas 717 obras em todo o país, sendo 413 em Poesia e 304 Contos e Crônicas. Durante a live, foram exibidos vídeos dos presidentes das Apcefs em todo o país. Das 68 obras inscritas por empregados da Caixa de Mato Grosso do Sul nas quatro categorias, são 14 em Literatura.

jadir-sergio-presidentes-literatura.png

O presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia, destacou que a Fenae e as Apcefs atuam na defesa dos empregados da Caixa e na defesa da Caixa 100% pública, além de desenvolver vários projetos para os associados, como o concurso cultural Talentos Fenae/Apcef.

“Hoje estamos premiando a modalidade Literatura. Parabéns a todos os associados que escreveram suas crônicas, contos, poesias para participar do Talentos Fenae 2020. É um ano de muitos desafios e nós, empregados da Caixa, estamos dando nossa contribuição para a sociedade brasileira, mostrando mais uma vez um grande espírito público e o compromisso com nosso trabalho”, afirmou Jadir Garcia.

Também participaram do evento os diretores da Fenae Nilson Moura (Sociocultural), Jair Pedro Ferreira (Formação), Paulo Moretti (região Nordeste), Naiara Machado (região Sul) e Rita Serrano (Conselheira Fiscal). Alguns empregados da Caixa premiados no Talentos Fenae/Apcef 2020 na categoria Literatura também puderam participar da transmissão ao vivo para falar sobre as inspirações para suas obras.

Com apresentação de Roberta Martinelli, a live contou ainda com atrações musicais como a cantora Leila Pinheiro e o violinista Yamandu Costa, além de depoimentos em vídeo de artistas como a escritora Thalita Rebouças, a poetisa Elisa Lucinda, o filósofo e professor Clóvis de Barros e o escritor Milton Hatoum. Clique aqui para assistir à live de premiação.

atracoes-literatura.png

Mesmo em tempos de pandemia, o Talentos Fenae/Apcef teve participação recorde, com 3.297 obras inscritas nas quatro categorias (Foto e Filme/Artes Visuais/Literatura/Música). O concurso cultural é uma oportunidade para os empregados da Caixa mostrarem suas habilidades e deixarem aflorar sua veia artística.

A última live com os resultados da etapa estadual será transmitida pelo Facebook e Youtube da Fenae no dia 24 de outubro (próximo sábado), com o anúncio dos finalistas da categoria Música (Composição e Interpretação). Os primeiros colocados em cada categoria vão participar da etapa final que será realizada em dezembro.

Confira os vencedores da categoria Literatura de Mato Grosso do Sul:

Contos e Crônicas

1º lugar: Paulo Roberto da Conceição, com “E a vida disse sim”

2º lugar: Paulo Roberto da Conceição, com “Fernando e Sofia: a vida em meio à pandemia”

3º lugar: Nanci Pereira dos Santos, com “A menina e a pipa”

Poesia

1º lugar: Paulo Sérgio Azevedo, com “Divagando”

2º lugar: Laudice da Silva Medeiros, com “Um matutu em apuros”

3º lugar: Jorge Willian de Azevedo, com “Emoção”

Por: Assessoria de Comunicação da Apcef/MS

 

Compartilhe