Projeto Social do bairro Nova Lima, em Campo Grande, recebe visita da Fenae e da Apcef/MS
Na manhã desta sexta-feira, dia 25 de julho, a diretoria da Apcef//MS, juntamente com o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, realizou uma visita a sede da entidade Viver Bem, no bairro Nova Lima, região Norte de Campo Grande.
No local é desenvolvido o projeto social “Rumo à Cidadania e Qualidade de Vida”, da Fenae e da Apcef/MS, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.
CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS DA VISITA
“Nós vivemos num país tão desigual, com tanta falta de oportunidades que a gente se sente na obrigação de propiciar uma possibilidade de mudança nessa realidade. Então ver os investimentos que fazemos se transformando em realidade de pessoas e, principalmente, vendo crianças tendo a possibilidade de ter acesso à cultura e ao esporte, coisas que elas não teriam possibilidade é muito gratificante. Estou muito orgulhoso desse trabalho e também honrado por estar presente”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takamoto.
Durante a visita, que também contou com a presença da conselheira eleita do Conselho de Administração da Caixa, Fabiana Uehara, os convidados puderam prestigiar apresentações de dança, música e kung fu, que foram realizadas por alunos do projeto.
Segundo o presidente da Apcef/MS, Everton Espindola, a parceria com projetos sociais é uma parte muito importante para a associação. O presidente afirma que a participação de atividades como essa provocam sentimento de humanidade.
“Às vezes a gente pensa que para mudar a realidade precisamos de algo muito grande, pensamos sempre no macro, mas não é assim. Nós, enquanto sociedade que temos condições financeiras, devemos fazer algo para contribuir. Estar aqui hoje e assistir as crianças se dedicando nas atividades é muito prazeroso e emocionante. Elas transformam os pequenos valores que recebem das pessoas em um mundo melhor, é muito bom”, comentoi Everton.
Para a presidente da instituição, Anelza Leite Campos, a visita é uma forma de apresentar as atividades exercidas no dia a dia e agradecer ao apoio recebido. “Ficamos muito felizes com a presença de todos aqui. É bastante gratificante poder mostrar o nosso trabalho e o trabalho das crianças. Hoje temos esse espaço lindo, mas não foi sempre assim, começamos em lugar bem menor, mas graças ao apoio de muita gente, conseguimos diariamente trazer arte e cultura para nossos jovens”, explicou Anelza.
Sobre o projeto
O projeto social “Rumo à Cidadania e Qualidade de Vida” é apoiado pela Fenae, Apcef/MS e ONG Moradia e Cidadania e visa incentivar a inclusão social por meio de atividades educativas, como ballet clássico, música e kung fu, além da promoção de debates sociais, como o combate à violência contra a mulher.
De acordo com a presidente do projeto, são cerca de 200 jovens, que moram no bairro Nova Lima e região, entre 5 e 18 anos, que semanalmente participam das aulas. “As crianças passam por uma seleção feita por professores, para identificar qual o nível e aí já começam. Elas gostam muito, tanto que todos os nossos professores são ex-alunos que se apaixonaram e voltaram para dar continuidade a esse trabalho lindo”, contou Anelza.
Além das aulas, os jovens participam também de oficinas e palestras com importantes abordagens sociais. Durante o ano de 2025, por exemplo, o tema trabalhado com os alunos e alunas é feminicídio, através de oficina da campanha 'Fenae com Elas’.
“Essa temática é crucial para conscientizar as famílias, pois muitas naturalizam essa violência em casa e não sabem onde buscar informação ou que existe uma rede de apoio. Nosso objetivo é empoderar cada vez mais as mulheres e as meninas para que tenham liberdade de escolha sobre suas vidas. Infelizmente, o Mato Grosso do Sul registra um número alarmante de feminicídios”, destacou a integrante da ONG Moradia e Cidadania em Mato Grosso do
Sul, a bancária aposentada da Caixa Delzi Castro.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DA VISITA
Por: Comunicação da Apcef/MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação