Nova gestão da APCEF-MS prioriza defesa dos empregados e integração de entidades representativas
A solenidade de posse da “Chapa 2 – APCEF Novos Rumos: Seriedade e Transparência”, vencedora das eleições da APCEF-MS 2018, foi realizada no último sábado (24), no clube da associação, em Campo Grande.
A nova diretoria, eleita para o triênio 2018-2021, é liderada pelo presidente Jadir Fragas Garcia e o vice-presidente José Zani Carrascosa.
A cerimônia foi conduzida por Maria Bertulina Teixeira Ferraz, do Conselho Deliberativo, que oficializou a posse dos candidatos eleitos para os novos Conselhos Deliberativo e Fiscal e Diretoria Executiva.
O novo presidente da APCEF/MS, Jadir Fragas, agradeceu a todas as pessoas que participaram do processo eleitoral e aos membros da diretoria executiva e conselheiros que se dedicam às causas coletivas. Ele também falou sobre os desafios dessa gestão em oferecer esporte, lazer, cultura e promover momentos de integração, mas, principalmente, da necessidade de parceria com outras entidades representativas para fazer a defesa da Caixa como banco público, a defesa dos empregados da Caixa por melhores condições de trabalho, além da defesa da Funcef e do Saúde Caixa.
“O momento exige que façamos a defesa da Caixa em parceria com a Fenae, sindicato, AGECEF, AEA, e demais entidades que representam os trabalhadores. Nos últimos anos, a Caixa e seus empregados têm passado por dificuldades e as entidades representativas tem a responsabilidade de fazer essa discussão, e se estivermos todos juntos teremos muito mais possibilidade de ter êxito. É essencial que os associados se envolvam nas discussões desses temas para defendermos nossos interesses”, avaliou o presidente eleito.
Jadir também destacou a relevância social do trabalho dos empregados da Caixa e os riscos de privatização. “Nós temos expectativa que a Caixa sofra ainda mais ameaças com a mudança de governo. Tanto os empregados quanto a sociedade perdem com isso. É necessário defender a Caixa pela empresa que ela é e por aquilo que ela representa para a população e para o desenvolvimento do país”.
Entre as autoridades presentes estavam o superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul, Evandro Narciso Lima; o vice-presidente da Associação dos Gestores da Caixa (AGECEF/MS), Clóvis Luciano Martins; o presidente da Associação dos Economiários Aposentados e Pensionistas de MS (AEA/MS), Jeovany Guedes de Lima; e o presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SEEB-CG), Edvaldo Barros.
Integração e responsabilidade
O vice-presidente da AGECEF/MS, Clóvis Luciano Martins, destacou a atuação de Jadir Fragas na defesa dos empregados da Caixa e a presença de associados da AGECEF/MS na nova gestão. “É um grupo de renome e de respeito com bastante experiência, e nós apostamos muito nessa qualidade e disponibilidade deles para unir as demais entidades em prol da Caixa e dos interesses dos empregados da Caixa”.
Para o presidente do SEEB-CG, Edvaldo Barros, o momento exige que os sindicatos e associações estejam alinhados politicamente em defesa dos trabalhadores. “Precisamos defender os funcionários da Caixa, do Banco do Brasil e todos os bancários. O Jadir hoje faz parte do sindicato, assim como outros colegas da Caixa, e isso vai ajudar na união das entidades na defesa da Caixa 100% Pública e dos trabalhadores da Caixa”.
A nova diretoria também teve uma avaliação positiva do superintendente da Caixa, Evandro Narciso. “Esta diretoria é composta por profissionais responsáveis, o Jadir tem uma boa história na empresa, e o Zani, que foi gerente geral, teve uma boa gestão. Desejamos boa sorte e que eles possam fazer com que a associação seja cada vez mais importante no dia a dia dos economiários”.
Uma das promessas de campanha é a valorização dos aposentados, e é justamente isso que espera o presidente da AEA/MS, Jeovany Guedes de Lima. “A expectativa é que esta nova gestão promova a união entre empregados da ativa e aposentados. Precisamos melhorar essa integração com mais atividades e comemorações para estimular esse encontro e fortalecer a categoria”.
Compromissos
Outro compromisso da nova gestão é a transparência. “Vamos trabalhar com transparência, controle e uma gestão mais participativa. Hoje, a situação financeira da APCEF requer um pouco de cuidado, e isso é um ponto que a gente vai levar muito a sério. Vamos encarar essa gestão com muita responsabilidade”, destacou o novo diretor administrativo e financeiro da APCEF-MS, Harildo Correa da Silva.
O diretor jurídico eleito, Moises Graciliano Arguello, apontou a necessidade de modernização do estatuto da associação e participação dos associados da capital e do interior. “Temos uma diretoria bem heterogênea que cobre todo o estado, então, vamos ouvir as sugestões de todo o pessoal para fazer um bom trabalho”.
Como representante do Conselho Fiscal, Antônio Leomar Fogaça de Souza, também falou sobre as expectativas desta nova etapa. “A eleição do conselho fiscal é independente, e eu fazia parte da outra chapa, mas agora isso muda. Hoje, a APCEF é uma só. Queremos trabalhar em prol dos associados e do fortalecimento da associação”.
O representante do Conselho Deliberativo, Diego Magro, também aposta no trabalho em conjunto de diretores e conselheiros. “O conselho precisa estar participando e acompanhando e, no meu caso, eu fui da diretoria anterior e agora estou como conselheiro, então, acredito que vou continuar dando uma contribuição importante”.
Conheça a gestão da APCEF-MS para o triênio 2018-2021:
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: JADIR FRAGAS GARCIA
Vice-presidente: JOSE ZANI CARRASCOSA
Diretor Administrativo/Financeiro: HARILDO CORREA DA SILVA
Diretor Jurídico/Trabalhista: MOISES GRACILIANO ARGUELLO
Diretor de Interior: THIAGO QUINTAS DE SOUZA
Diretora Cultural: MARILEDA OURIVES DE SOUZA
Diretor de Esporte: LUIZ PEREIRA DURAES
Suplentes da Diretoria Executiva: ELIZABET LOUSADA FELIPE, MAIRA MARTINS DE OLIVEIRA SUPLENTE e JANIO SANTANA
CONSELHO DELIBERATIVO
CICERO ROBERTO DE ANDRADE LIMA
JOAO MARCIO NOBREGA
LINCOLN CEZAR MELO GODOENG COSTA
DIEGO MAGRO
THIAGO DE ARAUJO GARCIA
EVERTON JOSE GAETA ESPINDOLA
LEINER MARIA E SILVA TERUYA
Suplentes: NESTOR NADIR SCHOWANTZ, CLAUDINEI DOS SANTOS AMARAL e MARCELO VALLE CORREIA RIBEIRO
CONSELHO FISCAL
WILSON AFONSO FAUSTINO ALMEIDA
ANTONIO LEOMAR FOGACA DE SOUZA
WAGNER APARECIDO BUENO
Suplentes: EMMANUEL VELOZO LEAL e EGON HILARIO HOLZ
VEJA AS FOTOS DO EVENTO CLICANDO AQUI