22/04/2020 18:47

Evite filas: saiba como receber o auxílio emergencial sem ir ao banco

capa_fachadacaixa.jpg

Para evitar filas, aglomerações e riscos de contágio do novo coronavírus, os brasileiros podem fazer todo o trâmite para receber o auxílio emergencial pelo site ou aplicativos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

O cadastro para receber o auxílio emergencial pode ser feito pelo site do Auxílio Emergencial (https://auxilio.caixa.gov.br/) ou pelo aplicativo “Caixa Auxílio Emergencial”.

 

O aplicativo “Caixa Auxílio Emergencial” serve para fazer o cadastramento e, principalmente, para saber a situação do seu pedido (Em Análise, Aprovado ou Reprovado). É por meio dele que a Caixa envia os dados para o Ministério da Cidadania e para a Dataprev para fazer a verificação.

Quem teve o auxílio APROVADO e indicou uma conta bancária no cadastro deve esperar o depósito em até três dias úteis após a aprovação. Os beneficiários que não têm conta bancária receberão por meio da Conta Poupança Digital Caixa.

Aplicativo “Caixa TEM”

Assim que o Auxílio for APROVADO e se o usuário não possuir conta na Caixa ou Banco do Brasil, será gerado um código que deverá ser utilizado para acesso a sua Conta Poupança Digital pelo aplicativo “Caixa TEM”, que pode ser baixado na loja de aplicativos dos smartphones. O pagamento por meio do aplicativo Caixa TEM evita a ida dos beneficiários às agências da Caixa.

Confira aqui o link para fazer o download:

Sistema Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.tem

Sistema IOS: https://apps.apple.com/br/app/caixa-tem/id1485424267

Pelo Caixa TEM, é possível fazer o pagamento de boletos bancários, contas de luz, água e telefone. Também será possível fazer transferências ilimitadas entre contas da Caixa e até três transferências gratuitas para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias, quando termina o pagamento das três parcelas do auxílio.

Quando posso sacar o dinheiro?

Para quem receber via poupança digital da Caixa, os saques em dinheiro começarão a ser liberados a partir do dia 27 de abril. Para fazer a ação, o beneficiário deve entrar no aplicativo Caixa TEM no dia previsto para o seu saque e informar o valor de retirada.  O aplicativo irá gerar um código autorizador para efetuar o saque em caixas eletrônicos e casas lotéricas. Desta forma, o saque será realizado sem cartão.

Para evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, a Caixa escalonou o calendário de saque em dinheiro das contas digitais:

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

28 de abril – nascidos em março e abril

29 de abril – nascidos em maio e junho

30 de abril – nascidos julho e agosto

4 de maio – nascidos em setembro e outubro

5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

*DÚVIDAS OU MAIS INFORMAÇÕES DEVEM SER OBTIDAS PELO SITE DO AUXÍLIO EMERGENCIAL (https://auxilio.caixa.gov.br/) OU PELO TELEFONE 111.*

Com informações da Fenae e da Caixa Econômica Federal

Compartilhe