03/10/2019 17:41

Dia do Saci: Apcef/MS realiza acampamento e brincadeiras para as crianças nos dias 10 e 11 de outubro

DIA-SACI-CAPA-ok.jpg

 

Nos dias 10 e 11 de outubro, a Apcef/MS realiza acampamento e diversas atividades recreativas para as crianças na sede campestre, em Campo Grande. A ação comemora o Dia do Saci (30 de outubro) e o Dia das Crianças (12 de outubro).

As atividades começam no dia 10 de outubro (quinta-feira) com recepção às 17h e o encerramento será no dia 11 de outubro às 16h. A programação inclui acampamento, gincanas, festa da fantasia, caça ao tesouro, sessão cinema, brincadeiras e oficinas, além de lanches, café da manhã e almoço. Tudo para garantir a diversão e a alegria da criançada.

As inscrições para participar do evento devem ser realizadas até dia 10, pelo e-mail: apcefms@apcefms.org.br ou pelo telefone: (67) 3393-1379. Podem participar crianças entre 3 e 5 anos, com pais ou responsáveis, e de 6 a 12 anos, neste último caso sem a necessidade de acompanhante. Para os associados, o valor do convite é de R$ 20,00 por criança acima de 6 anos e para os pais. Para os não associados, custa R$ 50,00.

Desde 2009, durante todo o mês das crianças, a Fenae e as Apcefs promovem o Dia do Saci, com o objetivo de resgatar o folclore brasileiro. A data foi instituída em 2005 para se contrapor ao Halloween norte-americano (Dia das Bruxas). 

Saci-pererê

A lenda revela que o saci é um negro jovem de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe concede poderes mágicos. O saci-pererê é considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e as pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, assustando viajantes noturnos com seus assovios.

O mito do saci-pererê existe pelo menos desde o fim do século XVIII ou começo do século XIX. Tem sua origem presumida entre os índios da região das Missões, no sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro.

Com informações da Fenae

 

Compartilhe