01/07/2021 12:08

Covid-19: Bancários são incluídos em grupos prioritários para vacinação em Mato Grosso do Sul

vacina-covid-freepik-010721.jpg
 

 

Os bancários e outras nove categorias profissionais foram incluídos entre os grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. A inclusão foi deliberada pelo Conselho de Secretários Municipais de MS (Cosems), nesta quarta-feira (30/06), durante reunião extraordinária da CIB-SUS/MS (Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso do Sul).

O calendário de imunização desses profissionais fica a critério de cada município, limitado ao quantitativo de 10% dos lotes recebidos, conforme a Resolução nº 138/CIB/SES.

Para o presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia, essa é mais uma notícia a ser comemorada. "Estamos há meses nos mobilizando pela vacinação da categoria, principalmente dos empregados da Caixa. Essa medida agora vem fazer justiça a uma categoria que exerce uma atividade essencial, mas que estava fora do plano de imunização. Agora, esperamos que as cidades incluam os bancários no calendário de imunização o quanto antes. É importante que os trabalhadores fiquem atentos aos calendários de seus municípios”, destaca o presidente. 

O presidente da Agecef/MS, Clóvis Luciano Martins, endossa as palavras do presidente Apcef e acrescenta que essa medida vem de encontro ao pleito dos empregados que não medem esforços ao atuarem nos mais diversos atendimentos. “Os empregados da Caixa contribuem para melhoria da vida do cidadão brasileiro: atuando na distribuição de renda (programas sociais), ofertando crédito para pessoas físicas e jurídicas, realizando o sonho da casa própria, investindo no agronegócio, ofertando investimentos e os mais diversos serviços. A Caixa é mais que um banco, e cientes da missão, os empregados não deixaram de atuar um só dia durante a pandemia, aliás, trabalharam em muitos sábados ajudando a distribuir cidadania e dignidade a milhões de brasileiros. Agradecemos o reconhecimento da nossa categoria como grupo prioritário”.

No último dia 28 de junho, a Apcef/MS e a Agecef/MS mandaram ofícios para todas as prefeituras do Estado, onde há agências da Caixa, solicitando a inclusão dos empregados do banco público na vacinação contra a Covid-19. A associação também já havia solicitado a inclusão de empregados da Caixa Econômica Federal no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 para a Secretaria Estadual de Saúde, além de participar e promover mobilizações pela imunização da categoria bancária.

Em Campo Grande, a Prefeitura já abriu o cadastro de identificação prévia para a vacinação contra Covid-19 dos bancários. O calendário para atendimento deste público ainda deverá ser definido.

O cadastro é feito pelo endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br. Os bancários deverão apresentar os seguintes documentos comprobatórios de vínculo em estabelecimento bancário e de atuação: crachá, holerite ou carteira de trabalho.

“Neste momento, é importante que todos os empregados da Caixa que atuam em Campo Grande realizem o cadastro prévio na Secretaria Municipal de Saúde. É o primeiro passo para garantir a imunização”, reforça o presidente da Apcef/MS.

Desligamentos

Um estudo do Dieese, encomendado pela Fenae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que houve um aumento de 253% no número de encerramento de contratos de trabalho por morte entre os bancários da Caixa, se comparados os quatro primeiros meses de 2020 com os quatro primeiros meses deste ano. De janeiro de 2020 a abril de 2020 houve 13 desligamentos; no mesmo período em 2021, esse número subiu para 46. Mesmo sem especificar a causa das mortes, o aumento é reflexo dos riscos do trabalho bancário durante a pandemia.

Por: Assessoria de Comunicação da Apcef/MS

 

Compartilhe