08/06/2020 10:00

Com crítica e humor, empregados da Caixa em MS revelam talento com palavras

talentos_capaliteraturaok.jpg

Transmitir emoções, propor reflexões críticas e estabelecer conexões com o leitor por meio das palavras é o talento que une a história dos associados da Apcef/MS, Paulo Roberto e Laudice Medeiros. Eles foram destaque na categoria Literatura na etapa estadual do Talentos Fenae/Apcef em 2019.

Em sua primeira participação no concurso cultural, Paulo Roberto Alves Moreira da Conceição conquistou o primeiro lugar na modalidade Contos e Crônicas, com a obra intitulada “O funcionário padrão”.

“Sabia que o concurso existia, mas não sabia muito bem como funcionava. Comecei a usar o Mundo Caixa e acompanhar mais perto, aí me interessei. Foi a primeira vez que escrevi uma crônica, foi um experimento e acabou tendo um resultado legal. Não esperava ficar em primeiro lugar, foi uma surpresa muito boa”, conta o associado, que tem 21 anos de atuação na Caixa.

Nos textos, Paulo Roberto procura fazer uma crítica social em relação a diferentes temas. A inspiração para as crônicas vem do trabalho cotidiano da Caixa e da formação em Ciências Sociais. Ele já fez a inscrição de dois textos para o Talentos Fenae/Apcef 2020.

“Com o concurso, a gente começa a desenvolver a escrita, praticar um outro modo de escrever, e esse texto mais lúdico também melhora textos acadêmicos e técnicos que preciso escrever no dia a dia, ajuda a deixar o texto mais fácil das pessoas lerem”, comenta.

interna_paulo01.jpg interna_paulo02.jpg

Além de desenvolver um talento que até então o empregado da Caixa não sabia que tinha, a participação no concurso proporcionou experiências únicas de interação com os colegas de trabalho e aproximação com a Apcef e a Fenae.

“A mobilização que teve na etapa estadual foi muito bacana, tenho o troféu guardado aqui em casa com muito carinho. E na etapa nacional eu não imaginava como era, um evento profissional, realizado com cuidado e capricho. Todo empregado deveria participar de alguma forma do Talentos Fenae porque é algo difícil de você em qualquer outra instituição. A gente se sente extremamente valorizado”, destaca Paulo Roberto.

Trovinhas premiadas

O sucesso das poesias satíricas de Laudice da Silva Medeiros já rendeu duas vitórias consecutivas na modalidade Poesia nas etapas estaduais do Talentos Fenae/Apcef, em 2018 e em 2019. O prêmio mais recente foi com a obra “Poesia Caipira”, com trovinhas simples, que são composições poéticas de quatro versos de sete sílabas cada um.

Aposentada da Caixa e associada da Apcef/MS, Laudice cresceu em um ambiente de música e sempre gostou de fazer rimas. “Há muito tempo que eu faço minhas rimas, não tenho os dias certos, mas de vez em quando eu paro, escrevo e sai alguma coisa. As minhas madrugadas geralmente são produtivas. Sempre gostei muito de ler e de escrever”, comenta.

Laudice foi incentivada por colegas da Apcef/MS a participar do concurso cultural e agora não quer perder nenhuma edição. “É muito bom esse concurso. E quem vai para a etapa nacional, é maravilhoso, o prêmio é estar lá. A grandiosidade do evento, conhecer pessoas de vários lugares do Brasil que valorizam a cultura, ver obras maravilhosas. Enquanto eu respirar e puder, vou concorrer e vou tentar ir”, ressalta a associada.

Ela também comemorou os pontos que ganhou no Mundo Caixa, acumulando a premiação de dois anos do concurso, adquiriu uma máquina de lavar roupa e um fogão cooktop. Laudice também se arrisca em outras categorias do Talentos Fenae/Apcef, como a música, e prepara as inscrições para esse ano.

laudice_pequena01.jpg laudice_pequena02.jpg

“Tô fazendo inscrição em poesia e música novamente, e de repente faço até em outras coisas como fotografia, crônica, conto. Tudo isso a gente pode fazer. Todos podem participar, a gente se sente motivado. Sem falar que é um ambiente familiar, onde você encontra aposentado, empregado da ativa, as crianças que concorrem no desenho infantil. É muito gostoso de participar”, conta Laudice.

Na categoria Literatura do Talentos Fenae/Apcef 2019, além do Paulo Roberto e Laudice, também participaram os empregados da Caixa em MS: Mauricio Faustino Gonçalves, Nanci Pereira dos Santos, Marcio Reis da Rocha Valério, na modalidade Contos e Crônicas; e Paulo Sergio Souza Azevedo, em Poesia.

Inscrições

O presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia, reforça que as inscrições para o Talentos Fenae/Apcef foram prorrogadas e terminam no dia 21 de junho e que todos empregados da Caixa podem participar. “Esse concurso é a oportunidade para o empregado sair um pouco da rotina de trabalho e quem sabe descobrir um talento. Tanto aqui na Apcef/MS quanto na Fenae tudo é preparado com muito carinho para que seja uma experiência de alegria e interação entre todos os participantes”.

interna_talentosjadir1.jpg interna_talentosjadir2.jpg

A inscrição é feita pelo próprio site do Talentos Fenae/Apcef: www.fenae.org.br/talentos. São quatro categorias e oito modalidades: Foto e filme, Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho infantil), Literatura (Contos/Crônicas e Poesia) e Música (Composição e Interpretação). Cada participante pode inscrever até duas obras por modalidade.

Qualquer empregado Caixa (ativo ou aposentado) que possua cadastro no Mundo Caixa pode inscrever obras próprias no concurso. Porém, apenas os empregados Caixa associados às Apcefs podem concorrer aos prêmios.

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação da Apcef/MS

Compartilhe