25/02/2021 16:45

Apcef/MS solicita inclusão de empregados da Caixa no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19

capa_secretaria_saude.jpg

Nesta quinta-feira (25), a Apcef/MS solicitou à Secretaria Estadual de Saúde a inclusão de empregados da Caixa no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

O pedido foi feito durante reunião entre o presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia, e o diretor Jânio Santana, com o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, na sede da secretaria, no Parque dos Poderes.

 “Os empregados da Caixa estão entre os trabalhadores mais expostos ao coronavírus durante a pandemia. As agências estão lotadas. Além do auxílio emergencial, a Caixa faz o atendimento de serviços sociais, FGTS, PIS, gerando muita aglomeração e riscos à categoria e à população em geral”, pontou Jadir Garcia durante a reunião com o secretário.

jadir_fala.jpg janio_fala.jpg

Em 2020, foram mais de 844 mil pagamentos referentes ao auxílio emergencial em MS, que movimentou um montante de R$ 2,2 bilhões na economia estadual.

Diante do anúncio do governo federal de pagamento de novas parcelas do auxílio e dos casos de Covid-19 registrados entre os empregados da Caixa, a Apcef/MS avalia que a inclusão desses trabalhadores como prioridade na vacinação reduz os riscos de contaminação e garante maior proteção ao público que frequenta as agências.

“Temos que considerar ainda que muitos trabalhadores do grupo de risco estão em home office. Com a imunização, eles poderiam retornar às unidades e reforçar o atendimento à população”, avalia o diretor Jânio Santana.

Mato Grosso do Sul conta hoje com 920 empregados ativos da Caixa. Durante a reunião, o secretário estadual de saúde falou sobre a distribuição da vacina atualmente e o encaminhamento do pedido da Apcef/MS.

geraldo_resende.jpg“Por enquanto, só podemos vacinar os grupos previstos no PNI, que é o Plano Nacional de Imunização do governo federal. Mas esse pedido será encaminhado para a área técnica da Secretaria de Saúde para análise”, informou Geraldo Resende.

geraldo_resende.jpg

Desde o início da pandemia, foram registrados 178.250 casos e 3.246 mortes pela doença no Estado.

Clique aqui para acessar o documento protocolado pela Apcef/MS.

Confira aqui mais fotos da reunião.

Nacional

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, também solicitou ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a inclusão dos bancários da Caixa no grupo prioritário para imunização contra a Covid-19. O pedido foi feito por meio de ofício enviado no dia 13 de janeiro.

Há também uma indicação ao Poder Executivo (Ministério da Saúde) do deputado federal Ricardo Silva (PSB/SP), apresentada em 15 de dezembro de 2020, para que os bancários sejam incluídos entre os grupos prioritários no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação Apcef/MS

Compartilhe