27/10/2021 19:41

Apcef/MS orienta aprovação da proposta de modelo de gestão e custeio do Saúde Caixa

capa_saude_caixa.jpg

Nesta quinta (28) e sexta-feira (29), os empregados da Caixa Econômica Federal vão deliberar, em assembleias dos sindicatos dos bancários de todo o país, sobre a proposta do novo modelo de custeio e gestão do Saúde Caixa, que entrará em vigor em janeiro de 2022.

A Apcef/MS, a Fenae, a Contraf-CUT e os sindicatos orientam os empregados da Caixa a votarem pela aprovação da proposta que foi negociada entre o Comando Nacional dos Bancários e a Caixa.  

Para votar, basta acessar o link https://bancarios.votabem.com.br, inserir seu número de matrícula (sem o zero à esquerda e sem o dígito) e o sistema apresentará três nomes. Clique sobre o próprio nome. Depois é só votar SIM.

A assembleia acontece das 8h (horário de Brasília) do dia 28 de outubro até às 18h do dia 29 de outubro de 2021.

A aprovação da proposta é fundamental para manter os princípios de solidariedade, mutualismo e pacto intergeracional, garantindo um plano justo para ativos e aposentados.

Um dos pontos mais importantes da proposta é que os representantes dos empregados garantiram a manutenção do custeio do plano de saúde de 70/30. Dessa forma, a proporção de contribuição dos empregados permanece em 30% e a participação da Caixa será limitada em 70% ou 6,5% da folha de pagamentos e proventos – o que for menor. 

Confira outros pontos importantes para os usuários do Saúde Caixa:

1 - Solidariedade

Com o princípio da solidariedade, cobra-se um percentual sobre o salário de todos os usuários, de forma igualitária. Esta solidariedade entre os beneficiários permite que o percentual descontado de um salário maior viabilize o custeio do plano de quem recebe menos. 

2 - Mensalidade

A mensalidade corresponde a 3,5% da remuneração base para o titular do plano e 0,4% para cada dependente direto cadastrado no plano, limitado ao teto de 4,3% por titular. Mensalidade de 0,4% para cada dependente indireto. Teto anual de R$ 3.600,00 por grupo familiar.

3 - Mensalidade sobre o 13º salário

Sem aumento nas mensalidades mês a mês, mas com a instituição de uma mensalidade sobre o 13º salário para atender a necessidade de aumento da arrecadação e garantir a sustentabilidade do plano, que apresenta consecutivos déficits desde 2016.  

4 - Coparticipação

O usuário paga 30% de coparticipação sobre o valor das despesas com a utilização do plano de cada procedimento, exceto em internações e tratamentos oncológicos. No pronto-atendimento há uma franquia de R$ 75,00 (valor fixo) para consulta.

5 - Reembolso de medicamentos

O Saúde Caixa reembolsa 50 medicamentos especiais de uso contínuo, desde que não custeados ou oferecidos sem ônus pela rede pública de saúde. Os percentuais de reembolso variam de 50%, 80% e 100%, conforme patologia e posologia definidas em relatório médico.

6 - Pacto intergeracional

O pacto intergeracional garante um plano equilibrado entre jovens (em maior quantidade/menos utilização) e idosos (menor quantidade/mais utilização). O percentual de contribuição é o mesmo, independentemente da faixa etária. Quem tem 60 anos contribui com os mesmos 3,5% de quem tem 20 anos. A diferença é que o número de pessoas com menos de 60 anos é substancialmente maior do que os com mais de 60 anos. A base da pirâmide é mais larga – o plano é composto por mais pessoas jovens do que idosos.

Dessa maneira, enquanto mais novos os empregados contribuem, mas utilizam menos. Quando mais velhos, em que a necessidade de utilização é naturalmente maior, não haverá a obrigatoriedade de contribuição de valores adicionais em função da idade. Logo, os empregados que entrarem na empresa, ajudarão a custear a utilização pelos mais velhos, assim como estes o fizeram no passado.

7 - Mutualismo

Pelo princípio do mutualismo, os usuários contribuem com pouco de recursos financeiros, que formam um volume de recursos mensalmente. Estes recursos pagam as despesas dos que fizerem uso. Cerca de 60 % de todos os participantes usam o plano mensalmente. É importante lembrar que existem despesas que um participante não conseguiria pagar isoladamente, e qualquer um está sujeito a tais intercorrências, por isso a importância dessa premissa.

Com informações da Fenae e Contraf-CUT

 

 

Compartilhe