Apcef/MS comemora 39 anos
Neste sábado, dia 1º de junho, a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul (Apcef/MS) completa 39 anos de fundação. Nessas três décadas, a associação tem atuado na promoção do bem-estar dos empregados e empregadas da Caixa e na defesa dos interesses dos direitos dos trabalhadores e do banco 100% público e social.
A Apcef/MS conta com aproximadamente 350 associados ativos e 250 aposentados. A entidade possui clubes em Campo Grande e em Dourados e pesqueiro em Aquidauana.
Além de atuar em ações contra a privatização do banco público, da defesa do Saúde Caixa e outros direitos conquistados pelos empregados da Caixa, a associação também atua para promover a qualidade de vida do empregado da Caixa com a realização de diversas atividades. No calendário anual de eventos, estão a Festa dos Aposentados, a Festa Junina, o Dia do Saci, o Talentos Fenae, o Campeonato de Futebol, a Corrida Fenae, entre outros.
Estão sendo programados para os próximos meses os seguintes eventos: Feijoada de comemoração dos 39 anos da Apcef/MS em Dourados, confirmada para ser realizada no dia 15 de junho; Festa Junina (final de junho, data a ser confirmada); e Comemoração do Aniversário de 53 anos da Fenae e inauguração do salão de festas (em julho).
“A data é importante para saudar a histórica contribuição da associação às empregadas e aos empregados do banco público de Mato Grosso do Sul. São três décadas de inúmeras conquistas e os momentos marcantes que compartilhamos ao longo dessa jornada. E gostaria de agradecer a cada um dos associação, porque sem a participação ativa, o engajamento e o comprometimento de cada um, não teríamos uma associação tão relevante e forte”, destacou o presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia.
Investimentos
Com planejamento financeiro, a atual diretoria da Apcef/MS tem realizado uma série de investimentos para garantir mais segurança e conforto aos associados.
Em Campo Grande, houve a obra do novo salão de festas, em parceria com a Fenae, além da reforma da piscina semiolímpica, a troca do gramado de um dos campos de futebol e a construção da mureta de proteção e a troca da areia da quadra de vôlei de areia e do campo de futebol de areia.
Na subsede de Dourados, o campo de futebol recebeu estrutura de iluminação e o cômodo que fica anexo ao salão de festas também foi reformado para abrigar um apartamento para hospedagem.
Já no pesqueiro em Aquidauana, foi realizada a reforma do descedor de barco e alteração de lugar para melhorar a inclinação e o acesso ao rio, além da construção de um novo tablado de pesca.
Data histórica
O terreno onde hoje funciona o clube de campo da Apcef/MS, em Campo Grande, foi doado pela própria Caixa, após a divisão do Estado, e a construção das instalações ocorreu entre 1981 e 1983, sob a coordenação do então gerente Cícero Alves Gusman, que havia sido transferido de Cuiabá para Campo Grande.
Em 1984, os funcionários da Caixa decidiram fazer as primeiras eleições, possibilitando a fundação da Apcef/MS no dia 1º de junho de 1985, em uma cerimônia realizada no clube de campo da associação. A partir de então, o local foi estruturado e novas instalações foram construídas com a contribuição dos associados.
Por: Comunicação da Apcef/MS