01/06/2020 08:00

Apcef/MS: 35 anos de trabalho e dedicação aos empregados da Caixa

apcefms-35anos-capa-logo.png

A Apcef/MS completa 35 anos de fundação neste dia 1º de junho com uma trajetória marcada por lutas e conquistas e por momentos de aprendizado e alegria. A associação atua na defesa dos direitos da categoria e faz parte da história dos empregados da Caixa Econômica Federal.

Junto com sindicatos e demais entidades representativas, a Apcef/MS teve participação importante em diversos movimentos de defesa dos empregados, como a luta pela jornada de seis horas e o direito à sindicalização. Mais recentemente, a associação participou de ações contra a reestruturação da Caixa e de reuniões com parlamentares sul-mato-grossenses para reforçar o posicionamento contra a privatização do banco público, além de estar articulada com as ações da Fenae para defesa dessas bandeiras em âmbito nacional.

interna_reestruturacao1.jpg interna_rita2.jpg

A defesa do Saúde Caixa para todos, a manutenção do emprego e a proteção dos empregados da Caixa, especialmente durante esse período de pandemia do coronavírus no Brasil, também são lutas constantes da Apcef/MS. Por meio da Fenae, a associação busca pressionar o Governo Federal e a direção do banco quanto a esses direitos dos trabalhadores.

“Como associação, temos a missão de defender os interesses dos empregados da Caixa e estamos sempre lutando para impedir o desrespeito aos nossos direitos. É uma batalha diária e sem entidades representativas, como as Apcefs e a Fenae, seria muito mais difícil combater as ameaças constantes à categoria”, destaca o presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia.

dourados_jair3.jpg interna_ddos4.jpg

A Apcef/MS também atua para promover a qualidade de vida do empregado da Caixa com a realização de diversas atividades. A associação disponibiliza toda estrutura dos clubes de campo de Campo Grande e Dourados e do pesqueiro de Aquidauana.

Entre os eventos culturais estão a Festa Junina, o Dia do Saci, Festa dos Aposentados, Talentos Fenae, além de outras festas comemorativas. São oportunidades de reunir associados e familiares e promover a integração entre os empregados da Caixa. No âmbito esportivo, foram realizados recentemente o Campeonato de Futebol, a Corrida Fenae, o Torneio de Sinuca e Truco, além dos Jogos Fenae e outras atividades esportivas.

futebol.jpg interna_saci5.jpg

São disponibilizados ainda cursos e qualificações como o CPA 20 e outros pela Rede do Conhecimento. Seja na área do lazer, da cultura, do esporte ou da formação profissional, o objetivo da Apcef/MS é melhorar a qualidade de vida do empregado da Caixa, proporcionando momentos de aprendizado e de alegria.

“Promover momentos em que o associado possa estar reunido com a família e com os colegas da Caixa é uma das nossas principais preocupações. Precisamos de um tempo para o lazer, para o esporte, para a cultura, isso é saúde para o corpo e para a mente. São ações que melhoram a nossa vida pessoal e profissional”, avalia o presidente da Apcef/MS.

interna_talentos6.jpg interna_corrida8.jpg

Data histórica

O terreno onde hoje funciona o clube de campo da Apcef/MS, em Campo Grande, foi doado pela própria Caixa e a construção das instalações ocorreu entre 1981 e 1983, sob a coordenação do então gerente Cícero Alves Gusman, que havia sido transferido de Cuiabá para Campo Grande.

Em 1984, os funcionários da Caixa decidiram fazer as primeiras eleições, possibilitando a fundação da Apcef/MS no dia 1º de junho de 1985, em uma cerimônia realizada no clube de campo da associação. A partir de então, o local foi estruturado e novas instalações foram construídas com a contribuição dos associados.

“Muita gente passou pela diretoria da Apcef nesses 35 anos e todos deram sua contribuição para o fortalecimento da entidade. Quero registrar meu agradecimento a essas pessoas e também a todos os associados que participam, que contribuem, que dão sugestões, porque essa é essência da nossa entidade, uma construção coletiva que resulte em melhorias para toda a categoria”, ressalta o presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia.

Por: Assessoria de Comunicação da Apcef/MS

Compartilhe