14/10/2019 10:00

Dia do Saci na Apcef/MS resgata cultura e alegra as crianças

dia-saci.jpg

As comemorações pelo Dia das Crianças e Dia do Saci movimentaram a sede campestre da Apcef/MS, em Campo Grande, nos dias 10 e 11 de outubro. A programação foi de muita diversão e brincadeiras para a criançada de todas as idades. 

As crianças aproveitaram as atividades elaboradas especialmente para elas. Foram dois dias de acampamento, brincadeiras, baladinha com fantasia, caça ao tesouro, sessão cinema com o filme Aladin e oficina de pipa. E com o calorão de sexta-feira, as crianças também se divertiram muito no futebol de sabão e nas piscinas. 

“Esses dois dias foram preparados com muito carinho e responsabilidade pela diretoria da associação, porque precisávamos da confiança dos associados para deixar seus filhos aqui. Foram realizadas atividades para todas as idades, para que todos curtissem. E a criançada não para, está gostando muito. Todos estão se divertindo”, esclareceu a diretora Marileda Ourives.

marileda-dia-saci.jpg giovana-dia-saci.jpg

Giovana dos Santos, de 13 anos, estava empolgada com o evento. “Eu gostei de tudo, porque a gente brincou bastante, e fez novas amizades. E como eu estou maior, a gente deixa de brincar, e fazer esse exercício aqui foi bom, voltar a ser um pouco criança”, disse. 

Desde 2009, em parceria com as Apcefs, a Fenae promove o Dia do Saci, visando resgatar a cultura popular, além de contrapor ao halloween norte-americano (Dia das Bruxas), comemorado em 31 de outubro. O saci-pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. 

“É tradição o Dia do Saci nas Apcefs, em que todos os anos, no mês de outubro, tem essa comemoração para privilegiar o folclore brasileiro, é um evento divertido e educativo às crianças. Já que a gente tem um cultura tão rica, porque não reconhecer os personagens que temos no Brasil, como o saci, a mula sem cabeça, a cuca, o lobisomem, o curupira, entre outros”, comentou Marileda. 

Para Maquilene Santiago, esse incentivo ao folclore é muito interessante, porque está se perdendo ao longo do tempo. Ela é esposa de um empregado da Caixa e trouxe os dois filhos, de 6 e 8 anos, para as comemorações. “Chegamos na quinta à noite, fomos muito bem recebidos, e eles vieram para ir embora no mesmo dia, mas se envolveram e gostaram tanto que decidiram acampar e dormir aqui na Apcef. Eles estão adorando e se divertindo muito. Tenho que parabenizar a Apcef e a Fenae por este evento”, elogiou.  

maquilene-dia-saci.jpg brinde-dia-saci.jpg

A festa encerrou na tarde de sexta-feira e, ao final do evento, todas as crianças ganharam um brinde oferecido pela Fenae: uma lancheira com o personagem saci-pererê. 

dia-saci-1.jpg

##CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DIA DO SACI##

Por: Assessoria de Comunicação da Apcef/MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

 

Compartilhe