21/03/2019 18:00

Apcef/MS participa do Dia de Luta em Defesa da Previdência

undefined

Os diretores da Apcef/MS vão participar das ações do Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Previdência. Em Campo Grande, a manifestação será a partir das 8h, na Praça do Rádio Clube. O protesto é uma forma de mostrar a indignação dos trabalhadores quanto às mudanças previstas na Reforma da Previdência (PEC 6/2019) e pressionar deputados federais e senadores para que não aprovem a PEC apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro.

A PEC 6/2019 prevê idade mínima para aposentadoria de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres, aumentando a partir de 2024, a cada 4 anos, conforme a expectativa de vida da população. Acaba, na prática, com o direito à aposentadoria por tempo de serviço.

A Apcef/MS é contra essa reforma que representa um forte ataque aos direitos da classe trabalhadora, já que vai dificultar o acesso e reduzir o valor das aposentadorias. “Com a idade mínima, vai ser mais difícil ainda para o empregado da Caixa aguentar a pressão de trabalho até o momento de se aposentar. E muitos trabalhadores já fizeram um planejamento de aposentadoria e, se houver essas mudanças, talvez não consigam chegar com saúde e qualidade de vida no momento de se aposentar”, afirma o presidente da Apcef/MS, Jadir Fragas.

Se a reforma da previdência for aprovada, o tempo mínimo de contribuição aumenta de 15 para 20 anos, e o trabalhador receberá 60% da média de todas as contribuições. Para receber 100% do valor do benefício, serão necessários 40 anos de contribuição.

O cálculo do valor da aposentadoria também pode ser alterado. Hoje, é feita a média dos 80% maiores salários de contribuição. Pela reforma, será feita a média de todos os salários de contribuição, o que leva à redução do valor do benefício, uma vez que os salários menores serão considerados no cálculo.

A proposta ainda prevê a criação do sistema de capitalização e o fim do FGTS para empregado aposentado, entre outros pontos que prejudicam os trabalhadores brasileiros.

Mobilização

Por ser uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o texto da Reforma precisa ser votado na Câmara e no Senado. O objetivo da manifestação da próxima sexta-feira, dia 22 de março, é pressionar os parlamentares para votarem contra a proposta. O governo de Michel Temer tentou aprovar uma Reforma da Previdência entre 2017 e 2018, mas os protestos em todo o país barraram a tramitação no Congresso.

Por: Assessoria de Comunicação da APCEF-MS

Compartilhe