06/11/2019 19:00

Apcef/MS apoia candidatura de Rita Serrano no Conselho de Administração da Caixa

rita-serrano-apoio.jpg

A diretoria da Apcef/MS está apoiando a candidatura de Rita Serrano para a eleição de conselheiro representante dos trabalhadores no Conselho de Administração (CA) da Caixa. Ela é a atual conselheira e concorre à reeleição.

“A Rita Serrano esteve em Campo Grande a convite da APCEF/MS para fortalecer nossa luta em defesa da Caixa 100% pública. Conhecemos o trabalho dela e acreditamos que é preciso continuar defendendo os interesses dos trabalhadores e lutando contra a privatização da Caixa no Conselho de Administração”, avaliou o presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia.

Rita Serrano atua como conselheira titular do CA desde 2017 e coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas desde 2015.

A conselheira esteve em Campo Grande nos dias 2 e 3 de maio. Na ocasião, visitou agências bancárias, prestou contas de sua gestão e falou sobre os desafios do CA e os ataques que a Caixa e os bancários vêm enfrentando. Participou ainda de um bate-papo com os empregados da Caixa e lançou o livro ´Caixa, banco dos brasileiros´, que aborda a importância do banco para o desenvolvimento do país.

Votação

O primeiro turno do pleito ocorrerá de 18 a 22 de novembro, e o resultado será divulgado no dia 22 de novembro no Portal do Empregado. Foram inscritas 203 candidaturas.

Podem votar todos os empregados ativos, mesmo estando de férias ou licença. A eleição será realizada pela rede do banco. O empregado deverá acessar eleicaoca.caixa, usando sua matrícula e senha.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é a principal instância decisória do banco. Define as políticas de atuação da empresa. Na Caixa, possui oito membros:  o presidente do banco, seis conselheiros indicados pelo Ministério da Economia e um eleito.

Conquista histórica dos trabalhadores, a eleição de representante dos empregados na Caixa tornou-se realidade a partir de 2013, quando ocorreu o primeiro pleito.

O papel do conselheiro eleito é representar os anseios dos trabalhadores, defender a integridade do banco e fiscalizar as ações da gestão.

Apoio

Rita Serrano já recebeu apoio de outras entidades como a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), além de Apcefs, sindicatos e federações que integram a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e de entidades que representam os diversos segmentos de trabalhadores da Caixa.

Por: Assessoria de Comunicação da Apcef/MS (Com informações da Fenae)

Compartilhe