12/01/2022 16:14

161 anos da Caixa: Apcef/MS reforça importância do banco 100% público

caixa_161anos.jpg

Fundada em 12 de janeiro de 1861, a Caixa Econômica Federal completa 161 anos de história nesta quarta-feira, dia 12 de janeiro. A Apcef/MS aproveita a data para homenagear os empregados e para reforçar a importância da manutenção da Caixa 100% pública.

Para celebrar a data, o presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia, e a diretora Marileda Souza, participaram de um ato promovido pelo Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SEEBCG-MS) em alusão ao aniversário do banco.

“Estamos aqui para homenagear o papel que a Caixa presta para a sociedade e homenagear também o trabalho dos empregados que, ao longo de todo esse período, dedicaram a sua vida para construir a trajetória da Caixa e transformar a vida do povo brasileiro”, afirma o presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia.

Em todo o país, são 84,7 mil empregados da Caixa. Para as entidades representativas, a valorização desses trabalhadores também depende da manutenção da Caixa 100% pública, uma vez que a relevância da atuação dos empregados do banco está diretamente relacionada ao papel social dos serviços prestados.

 interna_jadir.jpg interna_marileda.jpg

"O próposito da criação da Caixa por Dom Pedro II, em 1861, foi justamente para favorecer os mais pobres, porque começou como caixa econômica e monte de socorro, as pessoas faziam penhora de bens e recebiam os valores. Além disso, os escravos abriam poupanças para depois conseguirem a carta de alforria. É um fato histórico que mostra que a essência pública e social vem desde a criação da Caixa", lembra a diretora da Apcef/MS, Marileda Souza.

A Caixa tem sido fundamental para os brasileiros em diversos segmentos: sonho da casa própria, diploma universitário, saneamento básico, proteção ao trabalhador do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) e apoio para quem mais precisa na pandemia de Covid-19.

“Temos que continuar defendendo a Caixa como uma empresa pública. O principal motivo de um banco público é o desenvolvimento do país, é prestar um bom serviço à população, e, mesmo apresentando resultados, a Caixa tem sofrido ameaça de privatização. O banco tem perdido vários braços de atuação, sem a população perceber, porque o governo está segmentando a Caixa e passando várias partes para a iniciativa privada”, explica Jadir Garcia.

“Os empregados estão sofrendo uma pressão muito grande para venda de produtos de previdência, seguros, e esse não é o foco principal da Caixa. Por ser um banco público, a Caixa tem que continuar priorizando o desenvolvimento regional, o atendimento de qualidade ao cidadão”, afirma o vice-presidente da Apcef/MS, José Zani Carrascosa.

Em comemoração aos 161 anos da Caixa, a Federação Nacional das Associações da Caixa Econômica Federal (Fenae) lançou o site "O Elemento X", em defesa da Caixa, dos bancários e do Brasil. O novo site apresenta para a sociedade a importância da Caixa e chama a atenção para os riscos da privatização de áreas estratégicas do banco público.

interna_caixa_161anos.jpg

Por: Assessoria de Comunicação da Apcef/MS com informações da Fenae

 

Compartilhe